FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER
Ao longo da vida, o corpo da mulher é sujeito a inúmeras mudanças próprias a cada faixa etária que levam a determinadas disfunções. Embora comuns, são situações que não devem ser normalizadas e beneficiam de tratamento. Frequentemente associadas ao período da gravidez, pós-parto e menopausa, as Disfunções Pélvicas são alvo da atenção da Fisioterapia.
Saúde Pélvica e Uroginecológica
A Fisioterapia Pélvica é o ramo da Fisioterapia que atua nas disfunções do assoalho pélvico, sejam elas: disfunções miccionais como incontinência urinária, queda/prolapso de orgãos pélvicos e disfunções sexuais (ausência de orgasmo, vaginismo, dor na relação sexual). Ainda atua em dores pélvicas e dores menstruais; Endometriose; bexiga hiperativa; nevralgia do Nervo Pudendo; em situações de pré e pós-operatório de cirúrgias pélvicas. Também pode ajudar a amenizar compllicações associadas à menopausa e casos de infertilidade.
Saúde Obstétrica
A Fisioterapia Pélvica atua na saúde da Mulher durante períodos como a Gravidez e Pós-parto. Na gravidez trata e/ou previne Dor musculoesquelética e disfunções do pavimento pélvico; prepara o sistema musculoesquelético de maneira a facilitar o momento do Parto; ensina estratégias de facilitação específicas ao trabalho de parto e alívio da dor. Pode ajudar ainda em situações de retenção de líquidos. No pós-parto dedica-se à reabilitação de cicatrizes, reabilitação do pavimento pélvico e reeducação abdominopélvica (diástase abdominal).